quarta-feira, 25 de Abril de 2012

Scan2go - Criando cartas

(English at http://scan2gocards.blogspot.com/p/scan2go-creating-cards.html)

ATUALIZADO

Como todos os fans sabem, existem 2 tipos de cartões para os carros Scan2go. Um de potência e outro de turbo.
No entanto, ter acesso às cartas tem um custo!!!!
Assim, e depois de muita pesquisa sobre o assunto, descobri como é que o código de barras é construído, permitindo-nos construir as nossas próprias cartas!! Basta imprimir os códigos criados em cartolina, plastificar para ficar mais rijo e voilá!!! Aproveito para referir a "fonte" a partir da qual obti a informação base que depois aprofundei http://endorasoft.blogspot.pt/2012/01/hackeando-las-tarjetas-de-scan2go-parte.html
 Figura 1

Deste modo, e se olharmos para as cartas (Figura 1) (tanto de potência como de turbo), podemos ver que elas são constituídas (da direita para a esquerda) por duas barras finas, dez barras que podem ser finas ou grossas (só há duas espessuras) e uma barra muito "gorda" no final.

 Figura 2

Novamente, da direita para a esquerda (figura 2), as três primeiras barras identificam o início da carta, as quatro barras seguintes identificam o carro, sendo que as cinco barras posteriores indicam o nível (de potência ou turbo) e uma barra final grossa que identifica o fim da carta.

Para melhor explicar o funcionamento do código, vou utilizar um código binário baseado em "0" e "1". O "0" representa a barra mais grossa e o "1" as barras mais finas. Exemplificando, a carta anterior teria o nível "00000" e o carro "0000".

Vamos então começar pelas cartas de turbo que são as mais simples.
Nestas cartas o identificador é sempre "0000", mudando apenas o nível, pelo que estas cartas servem em todas os carros. Existem 6 níveis de turbo diferentes. Cada nível identifica o número de vezes que a potência (da carta da potência) será aplicada.
Assim, para o nível de turbo máximo (nível 6) o código é "01010". O que origina o seguinte código (figura 3).
 Figura 3

Os restantes códigos referentes aos outros níveis dos carros são os seguintes:

Nivel 1 Nivel 2 Nivel 3 Nivel 4 Nivel 5 Nivel 6
00000 11000 10100 01100 10010 01010


Tal como já expliquei, a carta com este código serve em todos os carros. Para facilitar, aqui vai a carta já construída (figura 4).
 Figura 4

Já no que se refere às carta de potência, para além de termos que definir o nível, também temos que definir o carro. Aqui segue a lista dos códigos para cada um dos carros. Assim, as cartas de potência são específicas de cada carro.

Já no que diz respeito aos níveis, os códigos já foram "decifrados" por terceiros e encontram-se aqui num ficheiro de excel.


Para terminar, e facilitar a construção de cartas, aqui vai um link para um ficheiro Excell (http://www.4shared.com/file/Shr1MyJZ/Scan2go_cards.html) que automatiza todo o processo de criação de cartas. Divirtam-se e, se possível, vão adicionando informação que achem útil!!!